quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Projeto Ecoelce chega ao Curió

É com grande satisfação que a Associação Comunitária dos Moradores do Curió - Gente de luta comunica à comunidade uma nova parceria da Associação junto à Coelce. Com o sucesso do projeto Troca Eficiente, que beneficiou vários moradores da comunidade, inclusive com o sorteio de geladeiras, agora chega até nós  o Projeto Ecoelce. Nele os moradores poderão trocar seu materiais recicláveis por descontos em sua conta de energia. As coletas serão efetuadas pelo caminhão itinerante que ficará estacionado nas proximidades da Associação no seguinte endereço: Rua engenheiro Diogo Vital Cruz, 380, Curió. O caminhão ficará neste local no dia 27 de agosto, e a partir de então, em toda última segunda-feira do mês o Caminhão itinerante ficará neste local realizando as trocas.

                                   


Entenda mais o projeto Ecoelce:

Sobre o projeto
O projeto, que desde janeiro de 2007, atende a cerca  de 405 mil cPosto Ecoelcelientes cadastrados, tem alcançado, a cada novo ano, expressivos indicadores. Já foram contabilizados em torno de 12.700 toneladas de resíduos e concedido R$ 1.437.534,00 em descontos na conta de luz.
O Programa tem atuação em todo o estado do Ceará e possui atualmente 64 pontos de coleta distribuídos em 27 municípios, atendendo cerca de  90 comunidades. Atuamos com 42  parceiros entre recicladores, associações, órgãos públicos e empresas privadas que sedem espaço para funcionamento do Ecoelce.
Destes pontos, 38 são fixos, 26 são coletas periódicas em comunidades principalmente do interior e no primeiro semestre de 2012 foram inaugurados o primeiro ponto de auto-atendimento chamado AUTO ECOELCE e o ECOELCE ITINERANTE, um caminhão que faz coletas em diversos bairros de Fortaleza mediante prévio agendamento e também tem como objetivo estar presente em eventos na capital.
Os clientes Ecoelce além de exercer ação sócio-ambiental trocando lixo reciclável por bônus na conta de energia,  podem doar seus bônus para instituições beneficentes. Nos pontos de coleta é disponibilizado lista de sugestão de instituições para doação. 
Por seus resultados, o Ecoelce já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. O mais recente foi o prêmio ODM Brasil que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact).
Como funciona
Qualquer cliente Coelce, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no projeto munido da conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do Ecoelce.
Após o cadastro, o cliente poderá levar  todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.
Cada resíduo tem seu valor em kilo, unidade ou litro e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:
Papel e papelão
Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)
Latas e cerveja e refrigerante
Embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente, etc.)
Ferros em geral, arames e pregos
Tetrapak
Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, etc.)
Óleo de cozinha

16 pontos fixos em Fortaleza
01 unidade de auto-atendimento em Fortaleza
04 pontos fixos na RMF,
24 pontos fixos no interio
26 pontos móveis no interior
Atualmente, 38 pontos fixos de coleta do Ecoelce estão em funcionamento, sendo 17 em Fortaleza, 4 na Região Metropolitana e 17 no interior do estado além de 26 locais de coleta móvel no interior do Ceará. 
Confiram a tabela de preço dos materiais recicláveis:
Mais informações consulte o link:
https://www.coelce.com.br/coelcesociedade/programas-e-projetos/ecoelce.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário