quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CAGECE cumpre a palavra!


Conforme o solicitado, a CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará, atendeu o pedido da comunidade do Conjunto Curió em Fortaleza. Para compreendermos os fatos, devemos rememorar que no dia 06 de janeiro a Associação Comunitária dos Moradores do Curió – Gente de Luta realizou, com membros daquela comunidade, uma manifestação em frente ao escritório daquele órgão[1]. Prometeram-nos que na semana seguinte viriam, e de fato estão nas ruas do conjunto fazendo uma operação de desobstrução do SANEAR[2].  
A Associação registrou a presença dos funcionários efetuando diversos serviços, principalmente naquelas caixas de esgoto que apresentavam problemas mais sérios. Conversamos com os trabalhadores do órgão e, assim conhecer quais as principais dificuldades no momento de executar algum desentupimento. Entre os principais problemas, constataram-se o envio de água da chuva que acumula nos quintais das casas. Isto faz com que uma grande quantidade de terras dos quintais adentre a tubulação, que, diga-se de passagem, já se encontra ineficiente pela pouca abertura de escoamento de dejetos, e pelo crescimento do número de pessoas do conjunto. O ideal, conforme nos informou um dos servidores, era que o sistema do SANEAR fosse todo na rua e não nas calçadas, onde muitas vezes não há possibilidade de se fazer um serviço eficiente, pois alguns moradores praticamente lacram a caixa de esgoto, quando não, levantam muros.
Com tais declarações, onde pudemos constatar a veracidade, fica o pedido aos membros da comunidade, que procurem colaborar com os funcionários da Empresa, no sentido de facilitar o serviço que já possui risco de insalubridade. Registramos por meio de imagens, a operação executada na comunidade e agradecemos ao órgão por nos atender com celeridade. Informamos à empresa que sabemos cobrar, mas também sabemos retribuir a gentileza e divulgar a prontidão com a qual fomos atendidos. Afinal este é o papel de uma Associação, justamente cobrar e apontar possíveis soluções. Não aprovamos a conduta que só levanta críticas e não dar o merecido e devido reconhecimento. A luta não para por aqui. Agora vamos solicitar uma nova rede de esgoto do SANEAR.
Abaixo as imagens feitas pela Associação:


















Imagens: Marcos Aurélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário