Moradores do Conjunto Curió fizeram na tarde do dia 06/01/2012 uma manifestação em frente à sede da Companhia de Água e Esgotos do Ceará – CAGECE, situada próximo ao aeroporto. A manifestação teve por objetivo a sensibilização dos gestores daquele órgão para o problema da falta de água que a comunidade vem enfrentando desde longa data. Alguns encontros já haviam sido realizados no intuito de resolver o problema, mas a solução nunca veio, deste modo a Associação dos Moradores do Curió - Gente de luta convidou a mídia para registrar nossas reivindicações.
A TV CIDADE, filiada à rede RECORD de televisão, veio até a comunidade e constatou a veracidade da denúncia registrando em arquivo audiovisual o problema. Após a reportagem efetuada no conjunto Curió fomos com a equipe jornalística à sede da CAGECE e lá fizemos uma manifestação pacífica com cartazes e som em frente aquele órgão público. Ao final da manifestação fomos recebidos pelos dirigentes e, após formarmos uma comissão de seis pessoas, composta por membros da Associação e manifestantes que compunham a manifestação nos reunimos e conseguimos a promessa de resolução do problema, tanto ao relacionado à escassez de água, quanto ao constante entupimento dos sistemas de esgoto do SANEAR.
O prazo para solucionar foi estipulado em 40 dias contando a partir da terça-feira dia 10 de janeiro. Foi solicitado àqueles que fizeram denúncia junto à CAGECE que levem o número do protocolo da reclamação para dar início ao trabalho burocrático e técnico. Agora vamos reunir o material necessário para darmos início a resolução do problema que vem a alguns anos sacrificando a comunidade do Curió e adjacências.
A peleja da associação com CAGECE começou igual à estátua que existe na Praça do Vaqueiro em frente do prédio da CAGECE : O vaqueiro somos nós, as pessoas que compõem a Associação; O touro é a CAGECE. Estatal toda poderosa que tem a incumbência de gerir um bem público que é a água.
Nossa chegada!
Nos dirigimos para a frente do prédio.
Cartazes expressando nossa indignação.
Não nos intimidamos com os seguranças e colocamos a boca no trombone!
O Presidente da Associação Josenias Gomes comandou a manifestação com maestria que adquiriu no movimento sindical.
A equipe da TV CIDADE registrando nossa manifestação
Moradora da comunidade desde o início da fundação do conjunto, e funcinária do posto de saúde Terezinha Parente, dona Angelilda soltou o verbo. Com conhecimento de causa lembrou a relevância do saneamento básico para o bem-estar de qualquer comunidade. Início das negociações
A nossa vice-presidente Josilene também relatou sua indignação com o que vem ocorrendo na comunidade, onde as pessoas tem que acordar de madrugada para recolher água em vasilhames.
Formada uma comissão de seis membros selecionamos os nomes dos representantes da manifestação.
Resta agora aguardar quem leva a melhor nessa disputa o vaqueiro (Comunidade do Curió) ou o touro (CAGECE).Imagens: Marcos Aurélio
Nenhum comentário:
Postar um comentário